Técnicos e administrativos têm quinta rodada de negociações

Na tarde desta terça-feira, 12, foi realizada nova reunião entre os representantes da Comissão da Campanha Salarial 2016, na quinta rodada de negociações com os dirigentes dos sindicatos filiados à FeteeSul, representantes dos técnicos e dos administrativos do Ensino Privado do RS.

Educação Básica

A reunião na Câmara da Educação Básica iniciou com um impasse. O Sinepe/RS sugeriu equiparar a data de pagamento aos técnicos ao que ficar definido na categoria dos professores, uma vez que para as escolas seria tendência dar o reajuste em suas folhas de pagamento para todos os seus funcionários.

A comissão dos técnicos e administrativos sugeriu manter a reposição do reajuste do INPC de 11,08% em 1º de março para ambas as categorias, uma vez que é apenas a recomposição das perdas salariais dos últimos 12 meses.

O diretor do Sintae/RS Pedro Goettems defendeu que a categoria dos técnicos não deve ser penalizada, acumulando perdas na categoria. "Nada justifica os técnicos não receberem em março, uma vez que as mensalidades foram reajustadas há quatro meses e não há nenhuma situação divergente nesta mesa”, salientou.

O Sinepe/RS sugeriu aguardar mais uma semana para verificar como ficará a situação das negociações com os professores.

Educação Superior

Na câmara da Educação Superior, a comissão patronal se manifestou favorável ao pagamento do INPC com o parcelamento e integralização em maio, além de reajuste de 12% no auxílio-creche em março.

Na sua fala, Ademar Sgarbossa ressaltou a importância dos avanços que vêm sendo feitos na negociação. “Olhando as propostas de vocês, as que já foram feitas e as de hoje, reconhecemos a evolução. Isso demonstra a vontade de caminharmos para um acordo. Contudo, não abriremos mão do reajuste reivindicado, para não termos perdas na perda de massa salarial”, admitiu.

Embora os representantes do Sinepe/RS aleguem que este ano é atípico em virtude da crise, os trabalhadores lutam pelas cláusulas econômicas e buscam encontrar uma via para um acordo. A reivindicação de reajuste de 12% sobre o piso salarial da categoria, ainda em março, foi debatida, neste sentido.

“A valorização do piso tem um significado especial para a categoria. Por isso, reivindicamos um reajuste de 12% no piso, retroativo a março. Esperamos que o valor de R$1.100,00 seja aumentado para R$1.323,00. Para nós, este é um ganho que refletirá em toda a categoria e demonstrará reconhecimento por parte das instituições a esta categoria que é tão importante para o funcionamento das instituições", frisou Eder Schuinsekel.

Na ocasião, também foi debatida a reivindicação de licença remunerada no final do ano. Os técnicos e administrativos reivindicam licença nos dias 23 e 30 de dezembro.

 

Próxima rodada - A sexta rodada de negociações da Campanha Salarial 2016 está agendada para a próxima terça-feira (19/4), a partir das 15h30min, na sede do Sinepe/RS.