CONJUNTURA EDUCACIONAL PAUTA O SEGUNDO DEBATE DO X CONETEE

O X CONETEE – Congresso da FeteeSul segue com a programação com painel sobre Conjuntura Educacional, com o palestrante Lucas da Silva Tasquetto - pesquisador de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFRGS.

Coordenaram a mesa Sani Belfer Cardon, secretário de Educação, Saúde e Cultura da FeteeSul, e Georgina Flores Giordani, secretária de Educação, Saúde e Cultura. O debatedor foi o coordenador geral da FETEE-SUL, Valdir Graniel Kinn.

Tasquetto abordou no painel um recorte doméstico e internacional, do direito humano e bem público a serviço da comercialização (grande número de privatizações). Sobre a Educação Superior no Brasil, disse que é peculiar se comparado a outros países da América Latina. Abordou aspectos históricos, bem como o processo de estruturação das instituições (confessionais, privadas, sem fins lucrativos).

Como desafios citou as novas regras do Fies, aumento do número de fusões e aquisições, foco no Ensino à Distância, aprofundamento da transnacionalização. Ponderou que o Brasil precisa brigar por uma educação de qualidade.

O coordenador geral da FETEE-SUL, Valdir Kinn, ponderou sobre a importância de o Brasil resistir à mercantilização da educação. “A educação é um bem público e emancipatório. Os professores e alunos são os que mais sofrem nestes processos de fusões”, destacou.

 

Campanha Salarial

No final da tarde, o último painel abordou as Perspectivas da Educação Privada e Organização dos Trabalhadores no RS e SC.

Os painelistas, supervisor técnico DIEESE/RS, Ricardo Franzoi, e a economista Anelise Manganelli abordaram os aspectos das campanhas salariais do último ano, que não tiveram grandes perdas, como era previsto. Apenas 5% dos acordos ficaram abaixo da inflação. Uma das hipóteses, segundo Franzoi, é que as empresas enxugaram pessoal, mas continuaram produzindo. “A crise fiscal do RS é um reflexo da receita”, destacou.

A economista Anelise lembrou que a população está envelhecendo, portanto este é o momento de escolarizar as pessoas, apresentou a demanda potencial do setor. Apresentou o quadro de funcionários da educação básica privada nos dois estados, em 2009 e 2014. Além da distribuição dos docentes na educação básica, por carga horária e segundo a titulação.

Ainda sobre a Campanha Salarial, o publicitário Fernando Waschburger da D3 Comunicação apresentou as estratégias de divulgação e mobilização e os respectivos materiais publicitários.

 

Avaliação da Gestão/Balanço

Para finalizar o primeiro dia do X Contee – Congresso da FeteeSul, o professor Valdir Graniel Kinn, coordenador geral da FeteeSul, com a assessoria contábil de Valtuir Soares da Silveira, apresentou o balanço financeiro e contábil da Federação, assim como o balanço de atividades e resultados das políticas e ações da Gestão 2012/2015.


Eleições

Neste domingo (10), ocorreu a Eleição e Posse do Sistema Diretivo e Conselho Fiscal (Gestão 2016/2019)


Sobre o X Conetee

O Congresso reúne neste final de semana (9 e 10/1), em Porto Alegre, delegados sindicais da Federação dos Professores, Trabalhadores Técnicos e Administrativos e Auxiliares Empregados em Estabelecimentos de Ensino Privado do RS e SC, representantes dos 70 mil trabalhadores dos dois estados. Com a temática “EDUCAÇÃO, DIREITOS E DEMOCRACIA”, o X CONETEE ocorre no ano das comemorações dos 30 Anos da FeteeSul.